sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Uma Banoffee

Do passatempo : o meu aniversário, o vosso bolo! .....do blog Cozinha da Mariana
Desafiou-nos a dar-mos ideias para o bolo de aniversário da nossa querida Mariana que é já em Outubro!
Eu já fiz esta receita (que é da Leonor de Sousa Bastos)com banana e uma outra vez com morangos e todos adoraram e fui muito elogiada, por isso partilho com vocês e espero que gostes Mariana!
Uma Banoffee…
… Para comer até ficar quadrada…
Para 4 pessoas:
Massa de chocolate
15 g de cacau
125 g de farinha de trigo T55
35 g de açúcar em pó
75 g de manteiga fria cortada em pequenos cubos
1 gema
1 colher de sopa de água fria (15 ml)
Fudge
75 g de manteiga
50 g de açúcar mascavado claro ou amarelo
300 ml de leite condensado
30 ml de leite
200 g de banana sem casca
Sumo de 1 limão
Cobertura
300 ml de natas para bater, frias
30 g de açúcar em pó (2 colheres de sopa)
100 g de Raspas de chocolate negro
Massa de chocolate:
Untar com manteiga e forrar com papel vegetal uma forma de fundo amovível com 22 cm de diâmetro.
Misturar os ingredientes secos numa taça.
Juntar a manteiga e trabalhar a mistura com a ponta dos dedos até formar uma massa esfarelada.
Adicionar a gema diluida na água.
Misturar rapidamente sem amassar e apenas até que a massa esteja homogénea.
Formar uma bola com a massa, achatar ligeiramente e embrulhar em película aderente. Refrigerar 30 minutos.
Estender a massa com 0,5 cm de espessura, entre duas folhas de papel vegetal e refrigerar 15 minutos.
Pré-aquecer o forno a 180º C.
Retirar a folha de papel superior, inverter a massa na tarte e prensar bem na forma.
Retirar a outra folha de papel.
Picar os lados e o fundo da massa com um garfo, para que não infle durante a cozedura.
Cozer cerca de 15-20 minutos.
Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma grade de pastelaria antes de desenformar.
Reservar.
Cortar as bananas em rodelas com 0,5 cm. Regar com o sumo de limão e reservar.
Fudge:
Misturar a manteiga e o açúcar num tacho e levar a lume brando até derreter. Deixar ferver cerca de 1 minuto, sem parar de mexer, até que esteja dourado.
Adicionar o leite condensado e o leite, mexendo sempre e deixar ferver cerca de 2 minutos ou até estar espesso.
Retirar do lume e verter uma camada muito fina sobre a base da tarte e colocar por cima as rodelas de banana.
Verter o restante fudge por cima e prensar bem com uma colher, de forma a preencher todos os espaços entre as rodelas de banana.
Refrigerar cerca de 30 minutos.
Cobertura:
Bater as natas com o açúcar até estarem firmes e colocar sobre o fudge.
Decorar com raspas de chocolate negro.
Refrigerar e servir nas 2-3 horas seguintes.
Nota: A massa de chocolate da banoffee pode ser substituida por uma massa de bolacha e manteiga (ver aqui).
O fudge pode substituir-se por leite condensado cozido.



16 comentários:

Cacau disse...

Ai que maravilha... nhami!

Fashionista disse...

ui.. estou a engordar só de ver as fotos!!!! Deve ser uma delícia!

Felismina disse...

Este bolo deve ser uma verdadeira delicia!!!

Bjs.

Unknown disse...

Eu quero uma fatia dessas.
Que belo aspecto.
Pelas calorias que perdi ontem posso fazer um disparate hoje!!!!

Bjs

estrela disse...

é mesmo muito bom e não dá muito trabalho parece pq a receita é comprida mas é tão bom!!!
não deve engordar nada não :)

Receitas para a Felicidade disse...

Que original este bolinho e nunca fiz para além disso, está uma gulodice essa fatia Estrela, obrigado pela tua participação e por este miminho,

obrigada e beijinhos!
(receita anotada)

Dina disse...

Fiquei a salivar. Daqui a dois meses faço anos, não queres fazer tu o meu bolo de anos? :)

Formiguinha disse...

Oh Dona Estrela!

Até fiquei de queixo caído. Mas que rico bolo. :)

Parabéns! Surpreendeste-me e deixaste um bichinho aqui a roer...

Bom fim-de-semana!
Beijinhos da Formiguinha

Isa disse...

parece delicioso. Tenho que experimentar!

Flutuações da mente disse...

Hum que pecado!

Ana disse...

Deve ser mas é para ficar redonda, eheheheh
Mas tem cá um aspecto...

Beijinhos e bom fim-de-semana :)

A. disse...

E que bom aspecto que tem. Já estou a ter água na boca!

Shiver disse...

ja me estou a lamber todo ;)

100 Pretensões disse...

Não se faz, fiquei com água na boca :)
**

AvoGi disse...

não dá muito trabalho, dizes tu? eu vejouam receita lonnnnnnnga
kis :=)

Urban Cat disse...

Ai senhores, isto faz tão mal...MAS DEVE SABER TÃO BEM ;)
Acho que este fim-de-semana vou experimentar ;)
Bjs